quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Chave de Luz no pé



Tá aí uma grande evolução nos besouros (e outros carros antigos também)

Até o ano de 1966, os modelos do vw sedan eram equipados com chaves comutadoras (interruptores) de farol alto/baixo no pé! Isso mesmo, veja como era esse acessório, comercializado ainda hoje em algumas lojas especializadas:


 Veja o detalhe da peça em seu local original de instalação:


 

Mas a partir do modelo 1967, o comutador passa a ser localizado na alavanca dos indicadores de direção (pisca-pisca), para ser comandado com as pontas dos dedos da mão esquerda, assim como prevaleceu até os últimos modelos produzidos.

No entanto, não foi apenas essa a mudança adotada pela VW.

Estreiou nesse período dois motores: 1300 para o sedan e o 1500 para o Karman-Guia e Kombi. Essa mudança foi significativa, visto que no fusca, houve um aumento de 10 HP, passando de 36, para 46 HP, no beatle.

No caso do fuca, a velocidade máxima ficaria em torno de 120 km/h (uma velocidade razoável para a época).

O cilindro de freios recebeu novas medidas, passando seu diâmetro de 19,05 para 17,46mm, para se obter menor pressão no pedal, mesmo que isso custasse um aumento em seu curso.

Os limpadores de pára-brisa também foram melhorados por se adotar palhetas de maior eficência.

A partir desse ano, tanto o Volks, como o KG, tiveram outro detalhe alterado e melhorado: o fecho do capô com botão de pressão (o que prevaleceu também até as últimas gerações)

A janela traseira cresceu ligeriamente e caixa de fusíveis passou a ficar sob o painel.

Outros detalhes mecânicos foram empregados, como no caso dos carburadores que foram modificados para funcionarem com válvulas eletro-magnéticas vedando o pulverizador de marcha lenta, numa tentativa de se evitar o fenômeno da auto-ignição.

Como um último detalhe, mas não mesmo importante, deu-se atenção a ventilação nas rodas para melhor eficiência dos freios, com a implementação de dez furos ovais distribuidos na circunferência das mesmas.

Obs.: este texto foi baseado em partes na revista 4 Quatro Rodas Ano VII - N.º 79 de Fevereiro de 1967 - "Mais potência para o Volks (Assunto "OS DEZ A MAIS DO VOLKS", páginas 74/79)


Nenhum comentário:

Postar um comentário